Tecnologia na educação: 5 benefícios que você precisa conhecer

64126-tecnologia-na-educacao-5-beneficios-que-voce-precisa-conhecer

Ter na tecnologia uma aliada para implementar novos métodos de aprendizagem é uma atitude que vem transformando positivamente a maneira como estudantes se relacionam com os estudos.

Seja por iniciativa própria ou de educadores no ambiente escolar, o uso de dispositivos eletrônicos como ferramentas de ensino é uma realidade cada dia mais concreta.

E apesar da resistência e desconfiança de quem está acostumado com os métodos tradicionais, professores e escolas devem estar atentos para os benefícios do uso da tecnologia na educação.

Quer saber quais são eles? Confira a lista que preparamos para você!

1. Torna as aulas mais dinâmicas

Um desafio sempre presente na rotina de um professor é encontrar maneiras de despertar o interesse e estimular a participação dos alunos em sala de aula.

E se filmes, passeios em museus e outros métodos alternativos são muito utilizados para tornar as aulas mais dinâmicas, a tecnologia também não deixa de ser um estímulo e tanto para facilitar essa tarefa.

Que tal fazer o uso de vídeos e outros recursos visuais para mostrar na prática como funcionam fenômenos difíceis de explicar? Ou até mesmo promover atividades interativas por meio de jogos educativos para aumentar o engajamento e tornar as aulas mais divertidas?

Explorar essas e outras ideias não só facilita o aprendizado, como também ajuda a promover a troca de conhecimentos entre estudantes e professores, que aprendem juntos.

2. Permite personalizar a experiência de ensino

Todo estudante possui o próprio ritmo de aprendizagem, mas adaptar as aulas às necessidades de cada um é uma tarefa difícil de se colocar em prática. Felizmente, com o uso da tecnologia, é possível trabalhar as dificuldades deles a partir de experiências de ensino personalizadas.

É o caso de ferramentas como aplicativos educacionais, que permitem aos alunos evoluir nas suas limitações, explorando melhor os tópicos que eles não dominam.

A indicação de vídeos, sites e materiais de apoio específicos para cada necessidade também ajuda a individualizar a experiência de ensino para eles.

3. Facilita o acesso a inúmeras fontes de conhecimento

Com o uso da internet, encontrar conteúdos e materiais didáticos nunca foi tão acessível como atualmente. Familiares com essa realidade, as gerações atuais utilizam muito os mecanismos de busca para procurar informações e respostas para suas dúvidas.

Fazer uso disso em sala de aula dá ao educador a oportunidade de ensinar os alunos a avaliar a qualidade das fontes que encontram na internet e descartar aquelas que não são confiáveis.

Isso sem falar na diversificação de referências, como jornais, artigos científicos e vídeos educativos, que eventualmente podem motivar a participação dos estudantes para sugerir conteúdos interessantes que professores e colegas ainda não conheçam.

4. Prepara os estudantes para o mercado de trabalho

Diversas habilidades adquiridas com as tecnologias são requisitos fundamentais para os jovens que vão ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais inserido na economia digital.

Estimular o uso desses recursos para a elaboração de projetos e tarefas permite que os alunos consigam desenvolvê-las.

Dessa forma, eles não apenas se tornam capazes de utilizar o potencial da internet e dispositivos para resolução de problemas, mas também desenvolvem o pensamento crítico e a capacidade de investigação independente.

Além disso, desafios que ensinam a trabalhar de maneira colaborativa, tanto em sala de aula como fora dela, preparam para lidar com situações semelhantes no futuro.

5. Educa para a cidadania digital

Inserir a utilização de recursos digitais em sala de aula também traz como benefício tornar oportuna a discussão sobre o uso responsável da tecnologia. Em um contexto em que os jovens passam boa parte do tempo conectados, torná-los melhores cidadãos digitais é uma tarefa que educadores não podem negligenciar.

Como, por exemplo, discutir o bullying digital e mostrar que o impacto das agressões verbais na internet tem consequências tão graves quanto as praticadas no mundo real.

Ensiná-los a identificar se um site é confiável e alertá-los para o perigo de conversar com estranhos em chats e redes sociais também são pautas cada dia mais necessárias na missão de educar para a cidadania digital.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da tecnologia na educação? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *