Saiba como montar um plano de negócios antes de empreender

36840-saiba-como-montar-um-plano-de-negocios-antes-de-empreender

Se você pretende começar seu próprio empreendimento, a primeira coisa precisa fazer é aprender como montar um plano de negócios. Este documento é uma ferramenta importantíssima que te ajudará a definir suas metas, traçar estratégias e guiar os rumos da sua empresa.

Se você já tem um empreendimento e pretende expandi-lo, elaborar um plano de negócios também é importante, pois ele permite que você avalie o que tem dado certo ou não nas suas estratégias e, se necessário, mudar os seus métodos.

Muitos micro e pequenos empresários acreditam que fazer este planejamento gera gastos e é muito trabalhoso, mas não é bem assim. Atualmente, há softwares que podem ajudar muito nesta tarefa e quanto aos gastos, uma das principais funções do plano de negócios é reduzir riscos de investimentos e evitar que o empreendedor perca dinheiro. Por isso, confira 4 dicas que elaboramos para você!

Pense sobre a viabilidade do empreendimento

A primeira coisa é pensar se a sua ideia pode virar um bom empreendimento. Para isso, é necessário pesquisar o segmento, a viabilidade do projeto, o quanto será necessário investir e se este investimento é realizável. Procure ferramentas que podem te ajudar nesta função e converse com pessoas que já têm alguma experiência na área.

Estude como montar um plano de negócios

Não pense que montar um plano de negócios e abrir uma empresa te livra dos livros, muito pelo contrário! Montar um negócio exige muito conhecimento e, quanto mais você estiver por dentro da área em que pretende empreender, menos riscos você corre de fazer escolhas erradas. Por isso, inspire-se em bons livros e procure conhecer a literatura especializada na sua área.

Outra coisa muito importante é usar a tecnologia a seu favor. Há alguns bons softwares que podem te ajudar a monta seu plano de negócios, como o SPPlan, do Sebrae São Paulo e o Como Elaborar Plano de Negocio, do Sebrae MG, ambos gratuitos. Há alguns outros softwares pagos que também são muito bons, mas exigem algum conhecimento na área.

Informe-se

Conhecer o mercado em que sua empresa estará inserida é fundamental. Informe-se sobre o perfil da sua clientela, sobre o crescimento ou retração do seu segmento dentro do mercado, sobre seus concorrentes, seus fornecedores, estratégias de marketing mais utilizadas, rentabilidade possível, seu ponto de venda, possíveis parceiros, entre outros.

Muitas dessas informações você consegue com pesquisas pela internet, mas é muito importante fazer uma pesquisa de campo, conversar com empresários do ramo, entre outros.

Mantenha-se atualizado

Todo empreendedor deve saber o quanto o mercado é oscilante, portanto, é muito importante manter seu plano flexível. Além do mais, à medida que seu negócio for crescendo, será necessário adequar o tamanho da sua empresa ao dos seus objetivos.

As estratégias devem acompanhar as mudanças do seu empreendimento e do segmento ao qual ele pertence. Portanto, ao elaborar um plano de negócios é essencial que você tenha em mente que ele deverá ser revisado periodicamente e adaptado sempre que necessário.

É importante ressaltar ainda que não existe uma regra única para a elaboração deste documento. O mais importante é analisar o mercado com critério, avaliar suas ideias e planejar as atividades a serem desenvolvidas, desde a locação do espaço físico ou virtual à contratação de funcionários. Depois, avalie as finanças, investimentos e possibilidades de lucro. Não se esqueça de reestruturar seu plano sempre que necessário.

Gostou das dicas sobre como montar um plano de negócios? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, não se esqueça de deixar as suas impressões nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *