Quer abrir uma franquia? Veja 5 dicas para levar em consideração

48919-quer-abrir-uma-franquia-veja-5-dicas-para-levar-em-consideracao

Não é novidade que o mercado das franquias está em alta. O modelo traz a vantagem de entregar ao franqueado uma estrutura pronta e uma marca já consolidada no mercado, tendo, portanto, um baixo risco. Diante disso, é cada vez maior o número de investidores que buscam abrir uma franquia.

Mas é preciso cautela e planejamento ao escolher em que tipo de franquia apostar. Não basta apenas analisar o custo inicial e o faturamento médio, pois vários aspectos devem ser cuidadosamente observados antes de se tomar a decisão.

Se você quer investir no setor e não sabe o que fazer, continue a leitura deste post! Separamos dicas que vão ajudar a fazer a escolha certa!

1. Pesquise bastante antes de abrir uma franquia

O novo empreendedor deve realizar uma boa pesquisa no mercado para analisar os tipos de franquias que existem à disposição. Também é necessário ter afinidade com a área escolhida, ainda que não precise de formação específica no ramo.

Além disso, deve observar quais são os seus concorrentes, quais deles já atuam em sua área de abrangência e como o serviço é visto pelo consumidor.

2. Analise bem a COF (Circular de Oferta de Franquia)

A COF é um documento formulado pelo franqueador que é entregue ao futuro franqueado, contendo informações importantes e, por isso, deve ser analisado com bastante atenção.

Nesse documento, você encontrará os custos de investimentos, além de informações comerciais e jurídicas. Sendo assim, orienta-se que seja analisado por um advogado antes de se realizar a transação.

3. Escolha um ponto bem localizado

A escolha do local onde sua franquia vai se instalar é muito importante e poderá ser crucial para o sucesso de seu empreendimento.

Desse modo, pesquise locais acessíveis e dentro dos padrões e área exigidos pela franqueador. Analise os valores e tente negociá-los com o locatário, de forma que se adeque ao objetivo e traga um bom retorno financeiro.

4. Estude o funcionamento da franquia

Ao definir em qual franquia investir, você precisará observar se sua presença é obrigatória no dia a dia da empresa. Caso seja, avalie se você tem tempo e disponibilidade para cuidar de tudo sozinho ou se é necessário contratar um gerente ou um gestor para auxiliar.

Além disso, estude a necessidade de se realizar treinamento com a equipe, pois isso será um dos grandes responsáveis pelo sucesso de seu empreendimento.

5. Faça um plano de negócios

O planejamento é de suma importância para o bom funcionamento da empresa. Monte um plano de negócios com todos os custos fixos para o funcionamento da franquia, como aluguéis, funcionários, materiais, marketing, encargos tributários e trabalhistas, estoque e veja qual deverá ser o seu faturamento mensal para cobrir tais gastos.

Peça, então, ao franqueador que analise o seu plano de negócio a fim de observar se ele contém todos os aspectos necessários.

Abrir uma franquia em tempos de crise é um investimento seguro e promissor, o que explica o crescimento do segmento nos últimos anos. Assim, por meio dos conhecimentos adquiridos, você terá mais facilidade de decidir onde deve aplicar o seu dinheiro, com grande probabilidade de sucesso.

Gostou das dicas que separamos para você? Que tal nos seguir a página no Facebook? Estamos sempre produzindo conteúdos interessantes e úteis para nossos seguidores!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *