Projetos para feira de ciências: conheça 5 dicas incríveis!

Young boy performing chemistry experiments at the lab

Está pensando em criar uma semana de ciências na sua escola? Seus alunos têm interesse em ciências? Você está pensando em motivá-los a estudar mais?

Se a ideia é motivar os alunos e mostrar a eles que a ciência pode ser, sim, muito divertida, você precisa conhecer esses projetos para feira de ciências, que os próprios alunos poderão fazer e com os quais irão se divertir e aprender conceitos ensinados em sala de aula. Confira!

1. Brincando com a pressão do ar

Essa experiência é um clássico das feiras de ciências em todo o mundo. Apesar de bastante conhecida, ainda faz o maior sucesso. Trata-se da experiência de se colocar um ovo dentro de uma garrafa usando a pressão do ar.

Nesse caso, colocamos o ovo na boca da garrafa e usamos a pressão do ar a nosso favor. Para isso, é preciso inserir um fósforo aceso ou um pedaço de papel em chamas na garrafa (que não seja de nenhum material facilmente inflamável). Assim, a pressão dentro da garrafa fica menor do que a pressão atmosférica do lado de fora dela, o que suga o ovo para dentro.

2. Explodindo com reação química

Já ouviu falar que não se deve misturar Coca-cola e Mentos? Pois é, essa história surgiu de uma experiência feita com esses dois elementos. Uma garrafa de dois litros da bebida, mais quatro Mentos vão causar a reação de explosão.

Acontece que o açúcar promove uma reação, quando o gás da bebida é liberado. É uma experiência divertida, mas que requer o uso de óculos protetores.

3. Implodindo uma lata

É possível usar a lata para criar uma experiência infalível. A lata deve estar cheia de ar quente, o que pode ser conseguido ao deixá-la um tempo virada para a fumaça de alguma fonte de calor. Em seguida, ela deve ser colocada de ponta cabeça em uma bacia com água fria.

O que acontece é que as moléculas de ar, que estão agitadas, passam a ocupar um espaço menor ao se resfriarem subitamente, e a lata se amassa, numa espécie de implosão.

4. Descobrindo cores

As canetinhas coloridas costumam ser feitas da mistura de diversas cores. Para demonstrar isso, você precisará de canetas hidrocor, um copo, filtro de café e álcool.

Desenhe e pinte uma bolinha na ponta do filtro de café e coloque-o sobre o copo com álcool, porém, não deixe que a bolinha encoste diretamente no líquido. Após alguns segundos, o álcool será sugado pelo filtro, atingirá o desenho e mostrará as cores que estão “escondidas” ali.

5. Criando grandes projetos para feira de ciências

Se você trabalha em uma escola, como professor ou coordenador, pode buscar empresas especializadas em projetos para feiras de ciências. Além de motivar os alunos a criarem suas próprias experiências, eles se interessam com uma equipe que mostrará o lado divertido da ciência, com experimentos inovadores e verdadeiros espetáculos para crianças e adultos. A Madscience, por exemplo, é especialista em oferecer experiências incríveis com seus shows de ciências e peças teatrais que elevarão o nível da sua feira, estimulando todos os alunos, pais e professores!

Gostou das dicas de projetos para feiras de ciências? Que tal dividi-las com seus amigos professores e com seus alunos? Compartilhe esse post em suas redes sociais e mostre a todos que a ciência pode ser aprendida com muita diversão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *