Professor empreendedor: 5 dicas para ganhar uma renda extra

34170-professor-empreendedor-x-dicas-para-ganhar-uma-renda-extra
Já foi-se o tempo em que o professor era uma figura que atuava, necessariamente, apenas na sala de aula. Com a evolução da internet e das suas ferramentas, muitos professores viram uma possibilidade de se comunicar melhor com os estudantes, investindo em diferentes canais on-line para oferecer uma educação de qualidade e ainda ganhar renda extra.

Para o profissional que deseja se tornar um professor empreendedor e aumentar o seu faturamento mensal, falaremos sobre as principais formas e canais de monetizar seu conhecimento. Com um pouco de investimento, trabalho duro e criatividade, é possível empreender na web e faturar bastante dinheiro fazendo o que você mais gosta. Confira!

1. Dar aulas particulares on-line

Seja por meio do YouTube ou do Skype, é possível criar salas de aulas on-line para pessoas que estejam com dificuldade em alguma matéria específica, ou então que estejam se preparando para o ENEM, por exemplo.

Cabe ao professor identificar um grupo de estudantes que poderiam se beneficiar com as suas aulas, como é o caso de quem vai prestar concursos e vestibulares.

Para encontrar o seu público ideal, o empreendedor deverá divulgar suas aulas em grupos de estudo no próprio Facebook. Lembre-se que a maior partes dos jovens estão nas redes sociais!

2. Elaborar e vender conteúdo on-line

Seja por meio de palestras, áudios ou videoaulas, é possível vender o conteúdo criado para sites/blogs especializados sobre educação.

É possível vender todo o tipo de conteúdo para blogs e sites da categoria, bastando ao empreendedor realizar uma pesquisa detalhada para encontrar as melhores oportunidades.

3. Escrever livros didáticos

A maneira como o conteúdo é apresentado faz toda a diferença para quem está aprendendo. No caso dos livros didáticos, é possível desenvolver materiais ricos e que caiam no gosto do público, inclusive dos pais, desde que o professor utilize a criatividade para elaborar um bom produto.

Para comercializá-los, o professor poderá anunciá-los por meio das redes sociais, do YouTube e até mesmo por meio de um blog pessoal. Quanto maior a divulgação, mais livros serão vendidos.

4. Criar um aplicativo com métodos educativos

Atualmente, é só olhar para as mãos dos jovens para ver que a maioria está com um smartphone/tablet. E como a utilização de aplicativos é padrão nesses dispositivos, cabe ao professor empreendedor desenvolver uma forma de atingir esse público — e isso vale mesmo se o professor não possuir nenhuma experiência nesse tipo de comunicação.

Caso não saiba programar, o empreendedor poderá vender sua ideia para empresas especializadas, ganhando um percentual significativo do aplicativo. No entanto, o recurso deve ser inovador e criativo, trazendo soluções práticas e divertidas para a área que deseja investir.

5. Dar aulas “públicas” on-line

Diferente das aulas particulares, o professor empreendedor não cobraria nada pelo acesso ao conteúdo. A forma como ganharia dinheiro seria por meio de publicidade ou então comercializando seus próprios produtos.

É possível dar aulas em formas de texto, áudio e videoaulas — mas nesse caso, o empreendedor deverá tecer uma estratégia para poder obter dinheiro por meio do conteúdo oferecido.

Para quem está pensando em investir, essas são as 5 formas práticas para se tornar um professor empreendedor e ganhar renda extra. E você, está pensando em qual investimento para começar? Já está com algum em andamento? Compartilhe sua experiência conosco! Deixe um comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *