Jogos de Biologia: veja 4 brincadeiras para uma aula mais divertida

a little child plays with toys animals and dinosaurs

Qual é o professor que não quer a atenção dos seus alunos em sala de aula, não é mesmo? A matéria a ser ensinada, muitas vezes, é um pouco entediante ou até mesmo difícil. Por isso, implementar algumas brincadeiras na hora do ensino deixa o ambiente mais leve e, por consequência, os alunos irão absorver a matéria da melhor maneira: se divertindo. Principalmente na Biologia, onde há diversos nomes e dados em demasia.

Aqui você, professor, terá algumas dicas e alguns jogos de Biologia para deixar uma aula mais divertida.

Jogos de Biologia

1. Reinos

No jogo dos reinos, os alunos podem aprender quais os reinos dos seres vivos: animal, vegetal, fungo, protista e monera. Como há algumas dúvidas nos três reinos citados por último, o interessante para que os alunos aprendam é ter um objeto palpável.

Por exemplo, o professor pode fazer diversos ímãs com imagens, passar pelos alunos e, após a explicação, pedir para cada um ir até o quadro e colocar o seu ímã em um dos reinos. Pode, também, aumentar um pouco mais a explicação, perguntando por que ele se encaixa nesse reino.

2. Bola

No jogo da bola, os alunos poderão aprender as partes do corpo humano. Como em um jogo de batata quente, passando a bola de uma mão para outra, os alunos podem falar uma parte de nosso organismo. Como a brincadeira é feita ao ar livre, ainda ganhamos a interação entre os próprios alunos e a natureza.

Com esse jogo, o professor pode analisar as dificuldades da turma como um todo. Pode, também, dividir o corpo por aparelhos, como: aparelho respiratório, aparelho reprodutor, aparelho digestivo, e assim por diante. Esse é um dos jogos de Biologia preferidos dos alunos.

3. Flores

Pelo jogo das flores, é possível desenvolver algumas habilidades de memorização dos alunos. O professor coloca o desenho de uma flor no quadro e placas com os nomes em seus devidos lugares. Depois de fazer a explicação, as placas são retiradas, e os alunos devem se dividir em grupos para escolher uma parte e pesquisar sobre ela. No final, as placas devem ser colocadas no local correto, e a explicação pode ser dada pelo grupo. Uma forma excelente de interação e conhecimento.

4. Alimentos

No jogo dos alimentos, é importante que os alunos façam uma avaliação de cada grupo alimentar e, como em um jogo de dominó, montem os seus diagramas. O professor fabrica as peças com dois alimentos em cada lado, e os alunos têm que encaixar as peças numa classificação. Nesse jogo, o professor deve tomar cuidado para os alimentos de transição de uma categoria para outra.

Deixar a aula mais divertida é uma grande opção para que o ensinamento seja completamente passado, além de trabalhar diversas outras áreas no comportamento dos alunos: interação, memória, criatividade, trabalho em equipe. Os jogos de Biologia são sempre um sucesso entre as turmas.

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro de todas as novidades e muito mais curtindo nossa página no Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *