EMPREENDENDO COM BAIXO RISCO: COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS

empreendendo-com-baixo-riscoComeçar um novo negócio exige muito tempo e esforço para que o empreendimento funcione. Para aqueles que já trabalham, às vezes é impossível se dedicar de maneira satisfatória nesse tipo de empreitada. É por isso que as franquias são cada vez mais procuradas por novos empreendedores: uma oportunidade de gerenciar um negócio com a fórmula do sucesso já reconhecida.

Porém, investir em franquias não tem retorno garantido, principalmente quando o investimento é feito sem conhecimento prévio do assunto por parte empreendedor, que acaba cometendo alguns erros por acreditar que franquia é sinônimo de lucro. Por isso, iremos explicar como funcionam as franquias e dar algumas dicas para quem deseja investir nessa área, com segurança e sucesso.

COMO FUNCIONAM AS FRANQUIAS

A ideia por trás da franquia é bem simples: existe uma marca, chamada de Franqueador, que oferece, através de um Franqueado – os que investem na franquia –, a distribuição dos seus produtos, como lanches ou chocolates, por exemplo. Os investidores confiam no sucesso desse modelo de negócios, pois é de responsabilidade dos franqueadores passar aos franqueados o modelo padrão do negócio a ser seguido, como sua implantação até a gerência das atividades no dia a dia. Tal modelo é, de maneira geral, já bem sucedido, pois as franquias costumam surgir a partir de um empreendimento de sucesso que se expande.

Cada marca tem seu próprio procedimento de transferir o know-how (padrão a ser seguido), que pode ocorrer por meio de treinamento específico ou manuais. A operação de cada franquia é de responsabilidade do franqueado, que se torna dono da loja, mas não da marca. Cada marca trabalha com seus próprios valores de investimento inicial e taxas de retorno para o franqueado, sendo importante conhecer bem essas informações antes de empreender.

 

TORNANDO-SE UM FRANQUEADO

Agora que você sabe como funciona uma franquia, o mais importante é conhecer a fundo o setor em que deseja investir. A dica mais importante é também a mais simples: invista em algo de que você gosta. Identificar-se com a marca em que você está investindo é primordial para se ter sucesso, porque facilitará seu trabalho e tornará mais prazerosa a tarefa de empreender. Existem centenas de opções no mercado para quem quer trabalhar com franquias, e uma boa pesquisa irá abrir um grande leque de alternativas para você.

A pesquisa é, também, muito importante. Como já mencionamos, cada franquia trabalha com seus próprios valores. Pode ser um investimento de 10 mil reais ou de 1 milhão. Investir em franquias que são mais em conta, porém, não quer dizer que não será lucrativo. É tudo questão de estudar bem antes de tomar a iniciativa de investir, analisando quanto cada franquia oferece de retorno, qual a forma de apoio que oferecem aos franqueados, qual o tempo necessário para recuperar o investimento inicial, entre outras coisas.

O erro mais comum é pensar que franquia significa vida fácil. Não é. A franquia é um empreendimento como qualquer outro, que precisará de atenção e seriedade por parte do administrador. Seu principal diferencial é o caminho de sucesso já trilhado que você, como investidor, irá seguir.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre o assunto? Pretende investir em uma franquia? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente! Ah, e se você adora aprender e ensinar, descobrir coisas novas e espalhar conhecimento através da diversão, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro e receber mais informações direto do universo da ciência maluca!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *