COMO INCENTIVAR FUNCIONÁRIOS A PARTICIPAREM DE SEUS EVENTOS CORPORATIVOS

func-eventos-corpOrganizar eventos dentro de empresas para alcançar um determinado objetivo, seja um treinamento ou palestras temáticas, é uma estratégia que pode ser bastante assertiva. Contudo, se esse evento não for bem organizado, ele pode não cumprir seu papel de atrair funcionários. Algumas vezes, a indisposição dos colaboradores fica explícita ao

saber de um evento corporativo, especialmente se ele ocorrer fora do local e horário de trabalho.

Por isso, veja estas dicas imperdíveis para agradar seu público e conseguir alcançar a meta que deseja com uma ação corporativa:

SEJA CLARO COM RELAÇÃO AO OBJETIVO O EVENTO

O envolvimento das pessoas aumenta significativamente quando elas sabem qual é a finalidade da ação da qual estão participando. Se os funcionários vão para um evento corporativo sem saber o que vão ganhar com a experiência, sairão de lá com a sensação de tempo perdido.

Portanto, deixe claro quais são os benefícios que se pretende alcançar com a ação. O comprometimento dos colaboradores tende a aumentar quando eles se sentem envolvidos com um objetivo comum.

ORGANIZE UM EVENTO DE ACORDO COM AS EXPECTATIVAS

Resumindo: cumpra o que prometeu. Se os funcionários criam expectativas de que vão participar de um evento com uma determinada temática, duração pré-definida, um local adequado e coffee break, encontrar o que foi prometido já é um grande passo para conseguir a satisfação desse público-alvo.

Uma ótima maneira de saber o que as pessoas esperam do evento é enviar um questionário simples e rápido de responder, para saber as opiniões dos participantes.

DEIXE O EVENTO MAIS ATRAENTE PARA FUNCIONÁRIOS EM EVENTOS CORPORATIVOS

Nem toda palestra ou treinamento precisa ser interessante o tempo todo, mas se demandou esforços da empresa, é porque é uma ação necessária. Por outro lado, existem algumasestratégias para tornar uma ação mais atraente para o público, como receber, pessoalmente, os colaboradores no dia do evento e dar boas-vindas, fazer uma abertura mais descontraída com músicas ou um alongamento.

Além disso, limitar o tempo do palestrante para que o tempo não se exceda muito do combinado e fazer uma pausa para o lanche e para o descanso tornam o momento mais agradável para todos.

FAÇA UM CONVITE FORMAL AOS FUNCIONÁRIOS

Depois de planejar e definir o formato do evento, faça o convite apropriadamente. Distribua convites para que os funcionários se sintam mais acolhidos e importantes. Use a criatividade nesse momento e reforce a importância da presença de cada um deles, para o sucesso do evento!

Tente não passar a sensação de que a participação é algo obrigatório, mas sim uma ação que vai trazer benefícios para todos os funcionários participantes daquele evento corporativo. Além disso, deixe bem claro qual será o horário e o local do evento, assim como é a melhor maneira de se chegar lá — caso o espaço seja fora da empresa.

USE A CRIATIVIDADE NA HORA DE PROMOVER O EVENTO

Para incentivar a participação de funcionários em eventos corporativos, é necessário chamar a atenção de alguma forma. Não deixe de usar canais de divulgação que façam parte das práticas já existentes na organização, como intranet ou newsletter! E tenha em mente que, mesmo usando esses canais tradicionais, ainda é possível inovar, preparando um layout mais atrativo e diferenciado para cada evento.

Além disso, coloque chamadas em salas de reunião, crie materiais gráficos diferenciados e, no caso de um treinamento, deixe mensagens motivadoras — que instiguem a curiosidade dos funcionários.

MOSTRE QUAIS SÃO OS INTERESSES COMUNS

O funcionário não vai se sentir plenamente envolvido em um treinamento que só visa obter resultados para a empresa. Portanto, não se esqueça de mostrar que participar desses eventos corporativos será bom para o seu desenvolvimento pessoal, experiência e capacitação. Mostre que a empresa se importa com seus funcionários e não somente em atingir metas!

Gostou dessas dicas? Então deixe um comentário com suas opiniões sobre o assunto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *