Aprenda como fazer com que seus alunos participem das aulas

46575-aprenda-como-fazer-com-que-seus-alunos-participem-das-aulas

Estimular os alunos de forma que eles fiquem sintonizados com os conteúdos abordados e se sintam motivados a participar das aulas é uma tarefa difícil nos dias atuais. Com toda a tecnologia ao alcance dos alunos, muitos ficam dispersos e não demonstram interesse pelas aulas mais tradicionais.

Porém, existem técnicas simples que podem ser aplicadas em sala de aula para incentivar a participação dos estudantes.

Caro professor, neste post, reunimos algumas dicas sobre como você pode atrair a atenção dos alunos e, consequentemente, fazer com que eles se envolvam na aula. Confira!

1. Proponha debates em sala de aula

Dependendo da idade dos estudantes, eles costumam gostar de conversar e opinar sobre diversos assuntos. Então, professor, você pode introduzir o tema da aula contando alguma situação que você tenha vivenciado ou algo que esteja sendo debatido nas redes sociais ou na televisão. Depois, solicite aos alunos que comentem o assunto: isso cria envolvimento e gera mais interesse em querer participar.

Se o assunto for muito delicado, peça aos estudantes que façam pesquisas ou entrevistem pessoas ligadas à questão. É sempre bom incentivar a argumentação para defender um ponto de vista. Debates em sala de aula podem ser uma ótima ferramenta para trabalhar o conceito de cidadania e esclarecer questões consideradas tabus.

2. Promova atividades dinâmicas durante a aula

Deixar os alunos sentados o tempo todo e apenas chamar a atenção deles para o que está escrito no quadro já não é algo tão eficiente. Você pode pedir aos estudantes que façam uma roda, que troquem de lugar uns com os outros ou que busquem livros e outros objetos nos armários.

Se seus alunos ficam cansados nos momentos de leitura ou da realização de exercícios no caderno, você pode intercalar essas atividades com jogos e brincadeiras educativas. Existem diversos jogos com variados temas que podem ser associados ao conteúdo trabalhado em sala. Dessa forma, os alunos aprendem de maneira mais divertida.

3. Deixe seus alunos serem protagonistas

Outra forma de promover a participação dos estudantes é deixar que eles tomem lugar na proposta de ensino. De maneira periódica, convide-os a escolher o tema de uma das suas aulas, e defina quando isso vai acontecer de acordo com o seu cronograma.

Para que o leque de opções não seja muito amplo, o que pode fugir da proposta pedagógica, sugira determinados temas aos alunos e deixe que eles decidam a maneira como vão expor o assunto — seja por meio de apresentação musical, de feira de ciências ou de uma peça teatral. Essa é uma maneira de participação bastante inclusiva.

4. Mostre o valor prático da matéria

Temas trabalhados de forma muito abstrata geralmente não estimulam a participação dos alunos nas aulas. Tente demonstrar como a matéria que você leciona pode ser concretamente aplicada no dia a dia dos estudantes.

A disciplina de ciências, por exemplo, pode ser muito atrativa quando se tem aulas práticas em laboratório. Desperte o olhar dos seus alunos para os fenômenos da natureza, das reações químicas e da fabricação de produtos do cotidiano, no sentido de atraí-los para as aulas.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir aumentar o nível de participação dos seus alunos. Além do mais, é interessante fazer uso de novas práticas para estimular a criatividade e a inteligência deles.

Gostou das dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *