Aprenda 3 experimentos químicos simples para usar em sala de aula

excited schoolboy with hands up in chemistry lab made a discovery

Experiências vivenciadas pelos alunos em sala de aula ou laboratório proporcionam maior facilidade em aprender, entender e a fixar na memória o que está sendo ensinado. Elas são, portanto, fundamentais no processo de aprendizado.

Estudar o conteúdo de química sem frequentar um laboratório ou fazer experiências em sala de aula pode significar horas intermináveis e maçantes de teorias de difícil entendimento. Ao realizar experimentos químicos com os alunos, além da diversão garantida, você aguçará a curiosidade da turma e facilitará a compreensão dos fenômenos químicos.

A seguir daremos exemplos de alguns experimentos químicos extremamente simples e de baixo custo, que podem ser facilmente realizados em sala de aula. Mas atenção! Antes de realizar qualquer experimento químico em aula é recomendado que o professor faça em casa o passo a passo da experiência completa e assegure-se de que ela não oferece nenhum risco aos alunos.

Quanto açúcar tem no refrigerante?

Esta experiência serve também como uma forma de conscientização sobre os possíveis males provocados pela ingestão de refrigerantes. Vamos lá?

Você vai precisar de 600ml de refrigerante. Pode ser qualquer um, porque as formulações são praticamente iguais, altera-se somente a base do sabor. Em uma panela ou canecão, ferva o refrigerante em fogo médio. Observe a fervura até que no fundo, depois que o líquido evaporar, sobre uma mistura densa e escura, que é o açúcar caramelizado pelo calor.

Conclusão: Em 600ml de refrigerante são utilizados 63 gramas de açúcar na composição, o equivalente a quase meio copo. Nós não percebemos essa grande quantidade porque o gás e o ácido fosfórico, presentes na composição, mascaram o sabor do açúcar.

Três velas e um enigma: qual se apagará primeiro?

Este experimento é interessante para estimular o raciocínio. Antes de começar a parte prática, lance a pergunta de qual vela se apagará primeiro e abra o tema para discussão. Materiais:

  • 3 velas de tamanhos diferentes
  • Um recipiente grande de vidro

Acenda as três velas e cubra-as com o recipiente de vidro, impedindo a entrada de ar. Na medida em que o oxigênio é consumido pela combustão da chama, as velas começam a se apagar sozinhas.

Conclusão: o gás carbônico está aquecido e, devido à sua alta temperatura, é menos denso que o restante dos gases no pote de vidro, ficando na parte superior. Desta forma, as velas se apagarão na ordem da maior para a menor.

Experimento sobre a condutividade elétrica da água salgada

Esta experiência simples desperta bastante a curiosidade dos alunos.

Materiais:

  • Um recipiente com água
  • Sal
  • Uma lâmpada
  • Fios condutores (podem ser fixados em um soquete de lâmpada)

Dilua uma quantidade de sal na água. Em seguida, mergulhe as pontas desencapadas dos fios na água salgada. A lâmpada acenderá!

Conclusão: Neste experimento químico mostramos que o sal, ao se dissolver na água, dissocia os átomos de sódio e cloro, fornecendo íons na solução aquosa. Como os íons possuem carga elétrica, são capazes de conduzir eletricidade.

E então? O que achou das sugestões de experimentos químicos? Baixe o nosso e-book “Guia prático do professor: 7 experiências incríveis para utilizar em sala de aula” e tenha grandes ideias para dividir com os seus alunos.

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