7 filmes sobre Biologia para uma aula de ciências mais divertida

x-filmes-sobre-biologia-para-uma-aula-de-ciencias-mais-divertida19997-

Quando o assunto é sala de aula os professores buscam de todas as formas chamar a atenção dos alunos para passar a matéria necessária. Os filmes são, nesse sentido, uma boa forma de interagir e educar ao mesmo tempo. De forma suave e objetiva, os alunos aprendem se divertindo e sem muitas cobranças.

Os títulos de filmes que envolvem e abordam a biologia, por exemplo, são numerosos e abrangem diversos assuntos relacionados às ciências. Conheça agora sete filmes sobre biologia para uma aula de ciências mais divertida!

 

Jurassic Park

Uma excelente série de filmes para assistir e aprender sobre a era jurássica. O “Parque dos Dinossauros” conta a história da recriação dos dinossauros a partir dos genes encontrados durante pesquisas.

Os dinossauros vivem em um parque que imita seu antigo habitat e têm a chance de colocar em prática todos os costumes das espécies. Mas nem tudo sai como o planejado.

Bee Movie — A História de Uma Abelha

Esse é um filme para ensinar sobre a formação e a vida em sociedade de certos insetos. “Bee Movie” conta a história de uma abelhinha que, ao conhecer os humanos e descobrir que eles usufruem do mel das abelhas, resolve processar a humanidade para obter os direitos da colmeia.

Epidemia

Esse longa conta a história de uma epidemia trazida por um macaco, que chegou clandestinamente aos Estados Unidos. A mesma epidemia havia acometido o exército americano em terras africanas, matando os oficiais quase que instantaneamente.

Ao chegar no EUA o contágio é bem mais rápido e deixa centenas de pessoas em quarentena. Os médicos do exército ficam em estado de alerta para salvar a população. É um excelente filme para o estudo dos vírus, bactérias e sobre a propagação de agentes nocivos ao ser humano.

Óleo de Lorenzo

Esse filme conta a história de uma mãe que, ao descobrir a rara e sem cura doença do único filho, faz de tudo para salvar a vida deste. Após alguns anos de pesquisas, ganhos na justiça e muito sofrimento pela aceleração da doença, o remédio e a cura são encontrados.

A luta dessa mãe salva, então, várias outras pessoas que possuíam essa doença em todo o mundo. É uma boa forma de ensinar sobre as doenças raras e sobre pesquisas.

Procurando Nemo

Um peixinho some de seu pai, que sai numa busca desesperada por ele. Essa animação, divertida e emocionante, pode ensinar às crianças sobre o ecossistema aquático e também sobre as particularidades de algumas espécies de peixes. É interessante notar, no filme, como é a vida marinha e como funciona seu ciclo de cadeia alimentar.

Uma Prova de Amor

Para ensinar sobre genética, escolha este filme. Uma menina é gerada para salvar a vida da filha mais velha de um casal que tem leucemia. No entanto, cansada de todos os testes e doações, a pequena resolve entrar com um processo contra os pais e se nega a ajudar a irmã mais velha.

O Rei Leão

Esse clássico da Disney é ótimo para mostrar o ciclo básico da vida: nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Além disso, mostra de forma excepcional o habitat das savanas e sua fauna.

O filme conta a história de um leão e seu filho, que ao perder o pai, nega o trono e foge. Ele vive por anos afastado de seu reino, então comandado de forma corrupta por seu tio. Ao perceber que seu povo necessita dele, o leão volta e tenta assumir seu trono a qualquer custo.

Os filmes sobre biologia são uma forma divertida de passar o conhecimento para os alunos. O que achou dessas indicações? Você tem mais algum filme para nos indicar? Receba mais dicas sobre como ensinar e educar com diversão curtindo nossa página do Facebook!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *