4 MANEIRAS DE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS SOBRE A DENGUE

4-maneiras-de-conscientizar-sobre-dengueAs campanhas de combate à dengue ganharam força total, principalmente com a chegada no Brasil do Zika, novo vírus veiculado pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue. Entretanto, muitas pessoas ainda não se deram conta do risco que a dengue oferece e continuam descuidadas, deixando o perigo existir no quintal de suas casas. Para driblar esse problema, estratégias mais criativas devem ser adotadas, de forma a conscientizar melhor sobre os riscos dessa doença! Quer saber como? Então continue a leitura do nosso post e crie uma campanha arrasadora para a sua empresa! Confira!

MANEIRAS CRIATIVAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS PERIGOS DA DENGUE

O combate à dengue só é possível com a colaboração e o envolvimento ativo da população. Para que isso ocorra, é fundamental a criação de campanhas eficientes de conscientização! Confira algumas maneiras que podem ajudar na produção de uma companha brilhante de combate a dengue:

1. Promova palestras informativas em escolas e universidades

As palestras são uma ótima estratégia de campanha, pois os estudantes estão sempre dispostos a aprender coisas novas e envolvem-se facilmente em campanhas e atividades sociais. Frequentemente, eles são os responsáveis por levar essas informações para seus pais e amigos, influenciando-os a participar ativamente dessas campanhas.

Para realizar essas palestras, sua empresa pode convidar um especialista, como um médico, um epidemiologista ou um biólogo, para falar sobre a doença, seus sintomas e a forma de transmissão, salientando a gravidade e a importância do combate ativo à dengue. É fundamental que essas palestras sejam interessantes e utilizem recursos agradáveis ao público alvo que você deseja atingir.

2. Realize mutirões de limpeza em locais públicos

O vírus causador da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em água parada, tal como aquela que se acumula em pneus e vasos de plantas deixados no jardim. Assim, uma das formas mais eficientes de se combater a doença é a partir da eliminação desses focos de proliferação do agente transmissor.

Sua empresa pode promover um mutirão de limpeza em praças, parques, lotes vagos e outros locais públicos, retirando lixos e materiais que podem formar poças de água, se transformando em criadouros para o mosquito. Dessa forma, ao se envolver ativamente na eliminação dos focos de proliferação, as pessoas passam a dar mais importância a essas ações, passando a colocá-las em prática em suas próprias casas.

3. Promova caminhadas e corridas educativas

Cada dia mais, as pessoas se preocupam com a saúde e se envolvem na prática de atividades físicas, principalmente naquelas realizadas ao ar livre e em contato com a natureza. Nesse cenário, as caminhadas e as corridas ganharam destaque, principalmente por serem acessíveis a qualquer pessoa. Essa tendência pode ser aproveitada como uma ótima oportunidade para a criação de campanhas eficientes de combate à dengue.

Assim, sua empresa pode promover caminhadas e corridas educativas, distribuindo panfletos e flyers com informações sobre a doença, entregando brindes – garrafinhas, camisetas, água – com símbolos que remetam às medidas de combate ao mosquito. Além disso, também podem ser realizadas mini palestras, oficinas e brincadeiras sobre a dengue, próximo ao local de largada da caminhada.

4. Realize peças teatrais educativas em feiras e eventos

As peças teatrais são uma excelente opção para conscientizar sobre os perigos da dengue. Criativas e divertidas, essas apreentações prendem a atenção de crianças e adultos, transmitindo de forma eficiente as informações sobre as ações de combate à doença.

Sua empresa pode realizar apresentações de minipeças de teatros em eventos, feiras e bazares culturais, contando histórias educativas sobre os riscos de ter criadouros do mosquito em suas casas e sobre a gravidade da doença para a população. As histórias aprendidas pelos espectadores, de maneira diferente e interessante, serão contadas para os amigos, vizinhos e familiares, ajudando a difundir a importância do controle dessa doença.

Está vendo como a criatividade pode ser uma grande aliada na hora de criar uma campanha eficiente de combate à dengue? Você tem outras dicas? Compartilhe conosco nos comentários! Aproveite para conferir Quais os benefícios do Marketing Cultural para empresas?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *