4 ferramentas de gestão de negócios para aderir em sua franquia

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Todos os empreendedores sabem que a administração de um negócio e o gerenciamento de contas, estoque e todos os funcionários não são tarefas simples. Ter uma empresa é um grande desafio que obriga os empreendedores a darem sempre o seu melhor e a constantemente pesquisarem novas ferramentas e métodos para facilitar a gestão.

A maioria dos empresários fica sempre antenada ao mercado em busca de novidades tecnológicas e das melhores práticas de gestão, que possibilitem a redução de custos, o aperfeiçoamento do negócio e o aumento dos lucros.

O uso de softwares e ferramentas é fundamental para quem almeja obter esses resultados. Para ajudá-lo a ganhar destaque no mercado, separamos, neste post, 4 ferramentas de gestão de negócios que você não pode deixar de conhecer. Confira!

1. Modelo de negócio

Um modelo de negócio nada mais é do que o desenvolvimento de planos relacionados à empresa e a especificação dos rendimentos e benefícios que se deseja alcançar. Ao utilizar essa ferramenta, são estabelecidos: como serão feitas as promoções, as regras a serem seguidas para atrair clientes, as estratégias de marketing e venda e todas as outras configurações que influenciam nos recursos e no futuro da empresa.

Depois de realizado o plano de negócio, é possível projetar o futuro da empresa no curto, médio e longo prazo, mas é preciso adequá-la de forma que tudo o que foi apresentado no modelo seja seguido.

2. Planejamento estratégico

O planejamento é um dos passos mais importantes para que qualquer nova empresa ou franquia consiga conquistar espaço e se destacar no mercado. Esse processo gerencial busca formular os objetivos e determinar quais serão os planos de ação necessários para que cada um deles seja alcançado. Para isso, leva em consideração tanto as condições internas do negócio, quanto os fatores externos.

É importante saber que essa ferramenta é uma das grandes responsáveis pela definição da missão, da visão e dos valores do negócio.

Algumas das ações para a elaboração de um planejamento estratégico eficiente são:

  • Definição de todas as metas e objetivos a serem alcançados.
  • Realização de pesquisas de mercado.
  • Levantamento de possíveis clientes.
  • Determinação de estratégias para conversão dos leads.
  • Uso de ferramentas para a melhoria contínua do negócio — como o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).

3. Indicadores

Com todos os objetivos da sua franquia traçados, chegou o momento de medir e acompanhar o desempenho dos processos e de cada uma das tarefas para verificar se as metas estão sendo alcançadas. Para isso, a ferramenta mais aconselhada é o KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Performance).

Um bom indicador é aquele que permite calcular de forma eficaz os resultados e proporcionar a introdução de melhorias na empresa. Um bom KPI deve conter as seguintes características:

  • Disponibilidade de ser mensurado, ou seja, ser facilmente medido.
  • Direcionar escolhas importantes e estratégias.
  • Possuir periodicidade de medição.

4. Software de gestão

O uso de um software de gestão é fundamental para as empresas que desejam alcançar bons resultados e os lucros esperados. Um programa específico é a melhor forma de controlar o caixa e o estoque da empresa, gerenciar funcionários, medir a satisfação dos clientes e acompanhar o desempenho do negócio.

Essa ferramenta reduz significativamente as chances de erros em contas e falta de informações que possam resultar em problemas futuros. É aconselhável que todas as empresas possuam um software de gestão, que contribuirá para o controle mais eficaz do empreendimento e a entrega de serviços e atendimento de boa qualidade ao cliente.

Agora que você conhece 4 ferramentas de gestão de negócios que não podem deixar de serem utilizadas na sua franquia, conte para nós: sua empresa já utiliza alguma delas? Deixe um comentário e compartilhe conosco os resultados alcançados!

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