As crianças são naturalmente curiosas. Elas querem observar e descobrir o funcionamento da natureza, dos objetos e de tudo que está ao redor delas. Quando os pequenos vão para a escola, na maioria das vezes, encontram aulas expositivas, diante de um professor e de um quadro repleto de explicações teóricas. Nessa situação, grande parte das crianças perde o interesse pelo conhecimento e pela aprendizagem.
Esse contexto, contudo, pode ser bem diferente se professores e gestores admitirem a possibilidade de aplicar em sala de aula métodos menos ortodoxos de ensino, que despertem o interesse das crianças. Com isso, as aulas podem ser mais divertidas, mas nem por isso menos ricas de aprendizados significativos.
Neste post, selecionamos algumas experiências científicas que vão ajudar você a tornar as aulas mais interessantes e inesquecíveis para seus alunos. Confira!
1. Como a chuva se forma
Para essa experiência, você vai precisar de:
- Um pote de vidro comprido, como o de azeitonas, por exemplo.
- Um recipiente de metal, com dimensões parecidas com as da boca do pote de vidro.
- Água fervendo.
- Gelo.
Para realizar o experimento, coloque a água fervendo dentro do pote de vidro, tampe-o com o recipiente de metal e coloque o gelo dentro do recipiente metálico. Com o passar do tempo, o vapor de água formado pela água fervente será resfriado em contato com a superfície metálica gelada. Assim, o vapor é condensado, formando gotas de água líquida nas paredes do pote de vidro.
Com essa experiência, você pode trabalhar com as crianças o ciclo da água na natureza e as mudanças de estado físico que o compõem. Tente apresentar a experiência de forma interessante, por meio de perguntas que permitam que as crianças levantem hipóteses e prevejam resultados. Para concluir, sistematize o aprendizado também por meio de questionamentos, tais como: os resultados esperados aconteceram? Se a resposta é não, por quê? Instigue a curiosidade e a capacidade de investigação das crianças.
2. Como fazer uma moeda voar
Nesse experimento, você vai usar:
- Uma garrafa de vidro.
- Uma moeda que tampe o orifício da garrafa.
- Um recipiente com água gelada, onde a garrafa caiba.
Para realizar a experiência, você deve mergulhar a garrafa na água fria e aguardar alguns minutos para que ela também esfrie. Depois, retire a garrafa da água e tampe com a moeda. Peça a algum aluno que coloque as mãos de forma a envolver a garrafa. A ideia é que o calor da mão do aluno aqueça a garrafa. Pergunte aos alunos o que eles esperam que aconteça. Mas seja rápido, porque em instantes a moeda será expulsa da sua posição como um projétil.
Esse experimento pode incitar a discussão sobre a contração e dilatação dos gases de acordo com a mudança de temperatura. Após realizar o experimento, você pode convidar a turma a encontrar máquinas inventadas pelo homem que se utilizam desses princípios para funcionar.
3. Experiência científica para fazer copos pararem no ar
Você vai precisar de:
- Dois copos de isopor, daqueles de café.
- Fita adesiva.
- 30cm de elástico.
Prenda os fundos dos dois copos com fita adesiva, de forma que fiquem bem presos. Cuidado para não usar muita fita, para que o conjunto não fique muito pesado. Depois, com os dois copos na posição horizontal, enrole o elástico por cima da fita adesiva no sentido de frente para trás, deixando o elástico bem esticado. Segure os copos pelo meio com uma das mãos e com a outra segure o elástico. Apontando para a frente, solte os copos rapidamente. Eles voarão e permanecerão parados no ar por um instante.
Nessa experiência, você pode trabalhar com as crianças os conceitos de resistência do ar, sua interação com o movimento giratório dos copos e como essa combinação pode ser capaz de anular a atuação da gravidade sobre eles.
Com essas experiências científicas, suas aulas vão ficar mais interessantes e produtivas! Gostou das nossas dicas? Então entre em contato conosco e saiba mais sobre como despertar o interesse das crianças para um aprendizado mais divertido!